Dia das Mães!
Quando penso em mãe, penso como se fosse um só coletivo. Penso nos vários exemplos de mulheres que significam para mim a soma de amor, dedicação, força, fé e esperança. E o maior exemplo, com toda a certeza, é a mãe de todos nós, Maria, mãe de Jesus!
Mas pensando em uma mãe mais específica, lembro-me daquela que me gerou, que me criou e me educou para a vida e para a fé, assim como fez com todos os meus outros sete irmãos.
E o grande desafio que essa mãe tão especial, singular e plural teve, foi superar as adversidades de uma origem muito humilde, tendo trabalhado desde criança e com quase nenhuma formação escolar, mas com grande sabedoria, dedicação, amor incondicional e muita fé cumpriu seu propósito: fé na vida, fé na família, fé nos filhos e fé na mãe maior: Maria!
Felizmente seus exemplos continuam frutificando. Nunca deixou de olhar para o outro que tinha menos que nós. Nunca deixou de acolher quem precisasse de algo ou de alguém. Era capaz de deixar de comer apenas para poder ter algo a oferecer a seus filhos. Ajudou inclusive a amamentar filhos de outras mães que não tinham leite suficiente, compartilhando assim o seu leite que pretensamente seria de um dos seus.
Tenho fé que a mãe de todos nós acolhe de forma plena e carinhosa todas as mães que já partiram, viraram estrela, inclusive a minha que também se chamava Maria.
Meu carinho especial para todas as mães que continuam a seguir os passos de Maria, como exemplo de dedicação, força e fé!
Que Deus e Nossa Senhora as abençoe!
Feliz Dia das Mães!
Edição Comemorativa