No final da aula, a professora contou aos alunos essa história: sentadas na varanda da sala, avó e neta conversavam sobre a fé que inspira confiança total e como, inundados por essa confiança, aprende-se a conjugar o verbo esperançar. A avó ensinava à neta que há uma luz em cada coração, luz essa que se acende no batismo e não se apaga nunca. Quando morremos, é ela que nos inspira a chegarmos à Luz Maior.
A menina, então, olhando nos olhos da avó, contou-lhe sobre sua descoberta: ela era uma marionete, sendo Deus o artista que lhe dava os movimentos. Assim, todas as pessoas seriam marionetes de Deus. Quanto mais a menina falava e visualizava Deus comandando a grande cena da vida, ela reforçava sua confiança e fé. Sabia que, por mais que houvesse tristeza, desencantos, sentia-se segura pois sabia que o Senhor tinha todos os fios em Suas mãos. Era capaz de pular no escuro, sem medo, porque confiava no amor desse Deus que sabe e cuida de todas as coisas.
Ouvindo isso, a avó lhe disse: Deus não está manipulando os fios. Você deve começar a agir, você pode decidir sobre qual caminho você vai percorrer, você fará as suas escolhas. Haverá tristezas e desencantos, mas você não precisa ter medo: você poderá pular no escuro porque Deus a protegerá.
Quando a aula acabou, as crianças foram para casa imaginando-se marionetes com vida própria, felizes pela segurança de estarem sempre amparadas por Deus, mas, por outro lado, sabendo que são livres para criar seus próprios movimentos.
Essa mistura de liberdade e amparo encheu seus corações de esperança e fé.
ID: 2020-09-00002
Temática: Preparatório Nacional 2021 – Esperança
Estilo: PodCast
Título: As Descobertas da Menina
Autoria: Geo Madureira e Renata Villela
Locução: Claudia Bandeira
Data: Setembro de 2020
Locução: Claudia Bandeira