Como Manda a Lei
Autoria: Coletiva Grupo OPA, 1984, 1986 e 2003

HistóricoCriação coletiva do Grupo OPA, começando em encontro Regional de Salvador, Bahia, de 1984 e finalizado em encontro Nacional de Salvador, em janeiro de 1986. Apresentado no Cine Teatro Solar Boa Vista, em Salvador, em 24 de outubro deste mesmo ano. A partir de 2003 várias ideias e canções deste trabalho são usadas no Rosário no Centro Histórico de Salvador. Foram inseridas as canções para os Mistérios Luminosos e a canção final Coroação de Maria. 

Ato I – GerouGrupo de Dança: Recitado em grupo – grupo de dança com coreografia de pulsação:

GEROU 
(Composição Coletiva OPA SSA – jan/86)

Gerou… Gerou… Gerou…
Abraão… (que gerou)
Isaac…(que gerou)
Jacó…(que gerou)
Judá…(que gerou)
Tomar…(que gerou)
Rute…(que gerou)
Jessé…(que gerou)
Davi…(que gerou)
Salomão…(que gerou)
Joatão…(que gerou)
Amór…(que gerou)
Sadoc..(que gerou)
Natan…(que gerou)
Jacó…(que gerou)
José…(esposo de…)
Maria…(que gerou)
espanto…(que gerou)
carinho…(que gerou)
ternura…(que gerou)
amor…(que gerou)
a dor…(que gerou)
lamento…(que gerou)
consolo…(que gerou)
coragem…(que gerou)
discórdia!

Grupo de Música e Dança:

PRIMEIRO MISTÉRIO
(Nizan Guanaes, Sérgio valente e Grace Gomes – OPA SSA 1984)

Fala-se nos becos, dizem nas esquinas
Daquela menina tão novinha ainda
Que despudorada, vil, dissimulada (bis)
Que seja apedrejada,
Como manda a lei, como manda a lei
Salve Rainha, cheia de graça
foste escolhida por Deus.
“Deus louvo o teu nome.
Deus quero ser tua.
Deus o que queres de mim?”
Não receies nada, bem aventurada (bis)
Foste abençoada, serás Mãe do Salvador
entre as mulheres privilegiada
que seja exaltada, (bis)
como manda a lei, como manda a lei

Grupo de Dança:

CAMINHADA:

Da Caldéia até Canaã, o caminho é longo e difícil. Mas nosso Pai, Elchadai, nos protegerá.

O povo do Egito caminha há muito pelo deserto. Mas Aquele, a quem não podemos dizer o nome, Adonai, esteve sempre ao nosso lado.

Que Elohim nos livre do bezerro de ouro e nos conceda a força de Moisés.

O Rei Davi expandiu os nossos territórios. Que Javé ilumine se filho Salomão.

Grupo de Música e Dança:

SEGUNDO MISTÉRIO
(Nizan Guanaes, Sérgio valente e Grace Gomes – OPA SSA 1984)

E andando entre as montanhas
Da cidade de Judá
Na casa de Zacarias
Isabel, foi encontrar
Logo que ela ouviu Maria
São João pôs-se a pular
Exultante de alegria
Glorifico o meu Senhor
Que olhou sua pobre serva
E seu ventre abençoou
Derrubou os poderosos
E os humildes exaltou.

Grupo de Música e Dança:

TERCEIRO MISTÉRIO
(Nizan Guanaes, Sérgio valente e Grace Gomes – OPA SSA 1984)

E o que o anjo avisou, se deu
Correu no céu uma estrela, correu (bis)
Varreu da gente a tristeza, varreu
Deu esperança o Menino, Deus.
E o céu todo estrelou
Veio pastor e rei de todos os lugares
E cada coração subiu como um balão
Pra festejar o primo de João
E que o anjo avisou, se deu
Correu no céu uma estrela, correu
Varreu da gente a tristeza, varreu
Deu esperança o Menino, Deus.


Grupo da Palavra e Expressão Mulheres:

NASCIMENTO
(Texto: Luisinho Vieira e Grace Gomes)

Gerar… Gerar… Gerar… Gerar…
Gerar faz parte do universo de ser mulher
E foi dito: Sim!
Comunhão plena entre dois seres diferentes, num só.
Criação.
Criar e marcar uma vida – transformação física.
Mente, corpo e alma. A maior distância no menor espaço.
Empunhar as rédeas numa nova caminhada. Fecham-se portas.
Mergulhar fundo nas grutas da fé.
Segue o brilho. Esse que ofusca a dor e dissolve a angústia.
Romper o cordão – separação.
Vazio… Não ! Cheia. Cheia de Graça.
Acariciar uma sensível presença.
Semear luz. Intuição.
Transformar-se em alimento.
Ceia. Seio.
Soa frágil e leve.
No colo macio pousa um olhar.
Ser simplesmente mulher.
Ser plenamente mulher.

Grupo de Música e Dança:

E o que o anjo avisou, se deu
Correu no céu uma estrela, correu
Varreu da gente a tristeza, varreu
Deu esperança o menino, Deus.
E o céu todo estrelou
Veio pastor e rei de todos os lugares
E cada coração subiu como um balão
Ora festejar o primo de João
E que o anjo avisou, se deu
Correu no céu uma estrela, correu
Varreu da gente a tristeza, varreu
Deu esperança o menino, Deus.


Grupo de Música e Dança:

QUARTO MISTÉRIO – GOZOSO
(Nizan Guanaes, Sérgio valente e Grace Gomes – OPA SSA 1984)

Como está previsto
Como está nos livros (bis)
Foi iniciado como mandam os antigos
Foi circuncidado, foi apresentado
Ao Senhor do Templo (bis)
Como manda a lei , como manda a lei


Ato II – TeatroGrupo de Teatro:

Detetive: Alô?… Detetive Yollanda ao seu dispor… Exatamente ! Yollanda com “Y’ e dois “Ls”.

Qual é a sua graça? … Como é que eu sei que a senhora é cheia de graça?… Ora, francamente, minha senhora! Vamos deixar de brincadeira, porque eu sou uma detetive séria… Claro! Seu filho desaparecer não é brincadeira!… Não fique preocupada, a senhora ligou para a pessoa certa. Só um minutinho… Quando a senhora o viu pela última vez?… Numa caravana?… Certo… E a senhora estava na caravana?… Certo… E o seu marido também estava na caravana?… Certo… Lógico, minha senhora… elementar, minha cara senhora… Se o seu marido estivesse com o menino a senhora não estaria ligando a uma hora dessa!… Olha, minha senhora, vamos parar com essa brincadeira. Eu já falei que sou uma detetive séria… Claro, perfeitamente. Mas, recapitulando: quem estava na caravana?… E a senhora e seu marido estavam juntos?…Não estavam juntos?… Olha, minha senhora: eu não sei com quem eu estou falando; vamos logo se identificando. … Que interessante!… Eu sou escorpião ascendente em libra. … Como? Não é de signo que a senhora está falando?… Como é isso minha senhora? … Ah… foi um tal de Gabriel!… Mas não se preocupe, minha senhora. Localizarei imediatamente esse Gabriel pra cortar suas asinhas… Como? Não precisa?… Ah, a senhora é amiga dele?… E seu marido sabe disso?… Ele também é amigo desse Gabriel?…Nãããão, não precisa se justificar. Este é um assunto da sua vida e eu não quero me intrometer. A mim só interessa os dados de seu filho… Oh, que lindo, minha senhora! Todos nós somos filhos de Deus. … Claro… Perfeitamente… Mas a senhora não acha um tanto de superproteção chamá-lo de rei dos Judeus?… Ah, não?… A senhora não acha… Não, eu não acho que a senhora seja louca não. Minha mãe é igualzinha, igualzinha!… Mas, continuando: … Ah, ele nasceu em Salvador… Na Bahia? … Ah, não ! Ele é o Salvador do mundo!… Não, não, não… Eu acredito ! Quando eu nasci, minha mãe achava a mesma coisa: que eu ia salvar o mundo… Quem?… Salvador daqui? … Não, mas já ouvi falar de um tal de Salvador Dalí. Alias, o estilo dele é igual ao papo da senhora. … Calma, calma, minha senhora… eu não estou nervosa… Calma… eu não estou lhe desrespeitando, minha senhora… Olha aqui, minha senhora: já é muito tarde e os dados já estão anotados. Eu vou desligar. Expediente encerrado. … Não se preocupe… vou desligar… Boa noite, minha senhora… Passar bem… boa noite, minha senhora. (Desliga o telefone) Nossa Senhora! Que papo mais estranho! Um menino perdido… um tal de Gabriel… e eu metida nessa história toda… Meu Deus… Onde estará esse menino?

Ato III – 6º MistérioGrupo de Música e Dança:

QUINTO MISTÉRIO
(Nizan Guanaes, Sérgio valente e Grace Gomes – OPA SSA 1984)

Eu não me importo que ele saia
Nem que esteja sempre ao meu lado,
Mas fico triste quando ele foge,
E nem me deixa um recado. (Bis)
Onde andará esse Menino?
Onde estará nosso Senhor?
Está cuidando do seu destino,
Está discutindo com cada doutor.
Como manda a lei…
Tudo é mistério inexplicável
E no entanto, inevitável,
Tudo previsto pelos antigos.
Como manda a lei…


(Ave Maria, Cheia de Graça…)

Ato VII – ProcissãoGrupo de Música e Dança (representação de uma procissão):

PROCISSÃO
(Nizan Guanaes e Grace Gomes – OPA SSA 1986)

Sob o olhar do céu
Do vento e da ventania
Crescendo em silêncio
Em fé e sabedoria
Vai crescendo o Menino
É o filho de Maria
Deixa esperar o tempo
Deixa a fé soprar o vento
Deixa chegar seu momento
Deixa amanhecer seu dia
Lá vem nosso cordeiro
João disse que viria
Cruzou a Palestina
Nosso rei nosso Messias
A água virou vinho
E o cego viu o dia
O Pedro virou pedra
E Judas virou moeda
Deu a César o que de César
E a Jesus sua agonia



Ato IV – TelejornalGrupo de Teatro (apresentadores de telejornal):

Repórteres:

R1 – As coisas estão um pouco conturbadas no Reino de Israel. As quatro principais tendências político-religiosas esperam um Messias. Os Essênios, monges do deserto o esperam longe dos grandes dos grandes centros, afastado dos pecados do mundo. Os Zelotas, exigem a libertação através das armas; esperam um Messias guerreiro, um líder político, um homem de guerra que traga novas glórias ao Reino de Israel.

R2 – Os Saduceus, que detém o poder econômico do Reino de Israel, exigem um Messias rico, que através deste poder possa extinguir as lamúrias do povo. Os Fariseus, com sua derrotada flexibilidade, detentores do conhecimento e da lei, exigem que o Messias siga rigorosamente os desígnios da tradição judaica: eles esperam um Messias sacerdote.

R1 – Acima de tudo isto, os romanos temem a mobilização popular. Receiam também uma revolução e a consequente perda do território conquistado. Jesus o homem que se diz o Messias esperado, contradiz a todos os anseios das facções dominadoras.

R2 – Ele se coloca a favor das classes menos favorecidas, gerando um mal estar na cúpula do Governo.

R1 – Está se iniciando um processo de comoção popular, pois muito se diz sobre os feitos desse Nazareno.

R2 – O caos e a balbúrdia estão generalizados na terra de Judá. A situação exige atitudes drásticas. A cruz é o destino de quem ousa enfrentar tantos em tão pouco tempo. Jesus deverá pagar com a vida.

Ato V – Horto Grupo de Teatro (projeção de imagens em tela fundo palco Sombra representação de Jesus em oração no Monte das Oliveiras):


HORTO
(Nizan Guanaes e Marcos Ribeiro – Colaboração g. de Música do OPA SSA jan/86)

Silêncio, é noite…

Eu oro e a hora vem.
É medo, é morte,
É saudade também.
Minha agonia, ninguém vigia,
Minha cruz e paixão.
Sofrer agora, morrer é hora
Pra voltar vinho e pão.
Não posso evitar,
Não posso afastar (Bis)
A dor desse cálice
Preso em minhas mãos



Ato IX – Flagelo Grupo de Dança (expressão corporal pessoas se arrastam pelo chão, com imagens de sangue escorrendo em tela fundo do palco):

FLAGELO
(Nizan, Guanaes, Marcos Ribeiro e PC Bernardes – 
colaboração g. de música do OPA SSA jan/86)

RASGAM-LHE A CARNE
FERE-LHE ESPINHO
MORRE SOZINHO
ALQUEBRADO E NU
NU E SOZINHO
COMO NASCEU
MORRE A CARNE
RENASCE O DEUS.

Ato X – Coroação Teatro: Mulher em cena, homem lhe dá um susto Coreografia Dança com Música.

COROAÇÃO
(Nizan Guanaes, PC Beranardes, Marcos Ribeiro e Luisinho Vieira – Opa SSA -BA Jan/86)

BEM QUE EU TE AVISEI
QUE ESSA HISTÓRIA SUA IA ACABAR MAL
AH, ESSA MANIA DE DAR JEITO EM TUDO
TOCAR A PRÓPRIA VIDA
E PODER SER UM SIMPLES CARA NORMAL
EMPREGO, VIDA MANSA
TER SEGURO TER POUPANÇA E COISA E TAL
OS GRANDES HERÓIS SEMPRE SE DERAM MAL
(SEMPRE SE DERAM ,SEMPRE SE DERAM MAL)
NINGUÉM É INVENCÍVEL, NINGUÉM IMORTAL
SER SUPER-HERÓI É UMA ILUSÃO
A VIDA NÃO É CINEMA NEM TELEVISÃO.

Continuam em cena e entra Música com expressão do calvário. Tela ao fundo com imagens de textura rústica e ao final passa pela sobra Maria amparada em sua dor.

CALVÁRIO

(Pe. Irala, PC Bernardes e Maria Célia Monteiro – colaboração grupo de música do OPA Nacional SSA – BA Jan/86)

VAI JESUS EM SEU CALVÁRIO
CARREGANDO NOSSA DOR
REDIMINDO MEUS PECADOS
VAI JESUS NOSSO SENHOR
AI DE TI JERUSALÉM
QUE DEIXASTE MAGOAR
NA FOGUEIRA O LENHO VERDE
QUE VEIO PRA TE SALVAR
(AI DO LENHO SECO)
QUE VEIO TE ILUMINAR
E NO LENÇO DE VERÔNICA SE ETERNIZOU
TODA SUA AGONIA, TODA SUA DOR
UMA QUEDA TANTAS QUEDAS
TEVE QUE CAIR
SEM NINGUÉM PRA LHE AJUDAR
NINGUÉM PRA LHE ACUDIR
CIRINEU FOI PREMIADO
NÃO SABIA, NÃO
AJUDOU UM CONDENADO
QUE ERA A SALVAÇÃO
E MARIA CAMINHAVA COM A MULTIDÃO
SETE ESPADAS TRANSPASSAVAM O SEU CORAÇÃO.

Teatro – Médico legista descreve tecnicamente a crucificação apresenta slides para ilustrar.

Médico: Corpo de um homem de cor branca, aparentando 35 anos, medindo um metro e oitenta e cinco centímetros, pesando 80 kg. Constituição física: anatomia perfeitamente proporcional. Robusto, cabelos compridos, barba fendida. Este corpo apresenta características de ter sido submetido a tortura física – morte de cruz. Os olhos, projetados de suas orbitas, denotam o enorme sofrimento físico a que foi submetido esse homem. Nariz fraturado, provavelmente em decorrência de uma queda. Verificam-se escoriações nos joelhos e em diversas partes do corpo, o que reforça a hipótese de queda. Há marcas de flagelação em decorrência do uso de chicotes, em cujas extremidades das correias estavam presas bolas de chumbo. Essas marcas podem ser vistas nas espáduas, região lombar e na porção anterior do tórax. Há também evidências de chicotadas – sulcos – nas coxas, pernas, contornando o membro. Verificam-se, ainda, escoriações nos ombros, em decorrência do transporte nas costas de uma tora de madeira. Tendo sido o fato, morte de cruz, presume-se ter sido essa tora, o patíbulo. O homem foi erguido à cruz e para que seu corpo ficasse suspenso, foram fixados em ambos os punhos, cravos de sustentação, localizados no espaço livre de Destot – espaço situado entre os ossos do corpo. Nos pés, lesões indicativas de que foi usado apenas um cravo, estando os dois cruzados, o esquerdo à frente, o direito atrás, fixados diretamente sobre o lenho. Nota-se pelo ferimento localizado na região subaxilar do lado direito, que o corpo desse homem foi perfurado por uma lança que atingiu o pericárdio, chegando a aurícula direita do coração. Entretanto, esse ferimento não foi a causa determinante de sua morte, como veremos a seguir: Causa mortis – A humilhação, aliada a perturbação psicológica pela qual deve ter passado o crucificado, as hemorragias abundantes pela pele e a dor, causaram enfraquecimento do corpo e aceleraram sua agonia. A fixação dos braços levantados acarreta relativa imobilidade das costelas, dificultando-lhe a inspiração. Isto causou ao crucificado asfixia prolongada. Veio a óbito em decorrência de insuficiência respiratória.

Ato XI – Lamento Mulher sozinha no centro do palco canta

LAMENTO DE MARIA MADALENA
(Pe. Irala – OPA SSA jan/86)

AH, PORQUE TINHA TUDO ISSO QUE ACONTECER
TUDO ISSO QUE EU NÃO SEI COMO EXPLICAR,
NÃO SEI DIZER
NÃO SEI NEM MAIS CHORAR
AS LÁGRIMAS SECARAM DESTE MEU OLHAR
MEU OLHAR PERDIDO EM SOMBRAS DE ILUSÃO
JÁ SE FOI A FÉ, JÁ SE FOI O PERDÃO
TUDO SE ACABOU
E NESTE APENAS RESTO DE ESPERANÇA
QUE É MEU CORAÇÃO
O AMOR MORREU, MEU AMOR MORREU
O AMOR MORREU.

Ato XII – Ressureição Luzes apagadas, entra grupo com velas se movimentando entre plateia e palco.

RESSURREIÇÃO
(Pe. Irala OPA SSA – jan/86)

ALEGRIA
AO RAIAR DA AURORA
NOVA VIDA
NOS ILUMINOU.
NA ESPERANÇA
BRILHA A LUZ DA VIDA.
CRISTO VIVE,
ALELUIA !

Grupo de dança expressão de braços
(Entra locução em off)

Pentecostes: Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos num mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído como se soprasse um vento impetuoso e toda a casa onde estavam sentados. Apareceram-lhes então uma espécie de encheu línguas de fogo que se repartiram e repousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo. E começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

OBSERVAÇÃO

Relativa ao final da apresentação do grupo de Salvador em Teatro:

A canção “Onde estará”, usada na criação do musical, foi substituída por tema instrumental para a apresentação no teatro em 1986. Posteriormente, em 2003, quando foram acrescentados os mistérios Luminosos, criou-se então, a canção “Coroação de Maria”, por Grace Gomes, Luisinho Vieira e Robertinho Mesquita Ribeiro (Veja no site do OPA www.opa.art.br buscando a música, Coroação de Maria), para finalizar o trabalho completo e foi incorporada como final para o Rosário no centro histórico de Salvador. Trabalho do OPA local com a Arquidiocese de Salvador, e junta vários grupos em 4 igrejas do Centro Histórico.

FINAL da criação original, no encontro nacional de Salvador, janeiro de 1986:

Todos os participantes desfilam como escola de samba seguindo a bateria, cantando:

ONDE ESTARÁ? (Obs: Música em ritmo de samba enredo)
(Sérgio Valente, Luisinho Vieira e Beá Gandra jan/86)

Onde estará ?
Chegou à porta desta paragem
Pasmou, não encontrou nem sinal
Daquele que nos levou quase a glória
Pergunto: onde que ele estará ?
E um homem lhe perguntou por que chora.
E chora, não encontrou seu amor
Lhe disse: “eu não subi para a glória
Mas vou, você pode acreditar
Espalhe e anuncie a ‘boa nova’:
Estou entre vocês pra ficar”
Correu, aos seus amigos de sempre
E alguém que não lhe viu duvidou
E outro perguntou.
Perguntou da vida, da vitória sobre a morte
Se ia subir pra governar a nossa sorte
Então respondeu:
“Eu vou mas fico além da história.
Sei que vou voltar pra revelar;  chegou a hora”. (bis)
E como grandes línguas de fogo
Vai ficar entre o povo para encorajar
E voltam sete graças de novo
É presente pra gente que quer acreditar
Chegou quem um dia anunciou
Que ainda vai ficar o seu amor (bis)
Ele vai ensinar, ele vai resgatar
ele vai redimir, ele vai consolar
Maria que chorou, já sabe a dor não voltaria
Um dia ao céu subiu pra dirigir nossa harmonia
E ao lado de jesus porta-estandarte da alegria
Assim foi coroada pelo povo nossa rainha
E assim sempre bendita entre as mulheres
Salve Rainha

FIM
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Autoria: Coletiva do Grupo OPA

Autoria: Coletiva do Grupo OPA

Ano de Criação: 1984, 1986 e 2003

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