OPIN

Ilustração de Hime Navarro

SANTO ANTÔNIO

VOCAÇÃO DE PREGADOR

A história de Santo Antônio é muito conhecida, exatamente pelos devotos deste santo, um dos mais populares da Igreja católica, que existe há 800 anos.

Chamava-se Fernando, nasceu em Lisboa, Portugal, filho de uma família nobre. Fez parte dos cônegos que seguiam a regra monástica de Santo Agostinho, no mosteiro de São Vicente, em Lisboa, e depois no mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra. Dedicou-se profundamente ao estudo da Bíblia e dos Padres da Igreja, adquirindo um conhecimento profundo de teologia que o tornou um grande pregador. 

Na cidade de Coimbra, um fato mudou sua vida, vendo as relíquias de cinco missionários franciscanos que foram martirizados no Marrocos, pediu para deixar os cônegos agostinianos e pediu para ser um frade menor de Francisco (o Santo).

Adotou o nome de Antônio e partiu para o Marrocos. Lá ficou doente e tendo que regressar foi parar na Itália. Depois começou sua vida de pregação onde nos famosos Sermões que Santo Antônio realizava, falava sobre a oração que é como uma relação de amor e alegria do homem para com o Senhor.

ALUNO DE JESUS CRISTO

Foi um grande pregador e muito popular, tendo como símbolo, sua língua conservada intacta no seu santuário em Pádua, Itália. A Santo Antônio foi atribuída uma série de milagres, como a multiplicação dos pães, os peixes que vêm ouvir sua pregação, o menino Jesus que lhe explicava sobre as escrituras, a recém-nascida que começa a falar, o jumento que se ajoelha diante da Eucaristia, sua presença em dois lugares ao mesmo tempo e outras lindas histórias que faz parte de sua vida e que acabou misturando-se a lendas, nascidas da imaginação popular.

A devoção a Santo Antônio está mais relacionada com a caridade, benção dos pães e promessas para se casar. Segundo, ainda a tradição, se colocarmos um pedaço de pão atribuído à benção de Santo Antônio no meio do arroz cru, nunca faltará alimento na casa desta família. A mais conhecida delas, certamente é da promessa de casamento, que muitos acreditam que podem deixar a imagem dentro do poço ou de cabeça para baixo dentro de um armário e somente retirar ou virar a imagem quando chegar o dia do casamento.

Autores: Prof. João Henrique Hansen –  Pe. Antônio S. Bogaz, autores de Liturgia no Vaticano II: novos tempos da celebração cristã. Paulus. 2015.

Fonte: http://paroquiasaude-rc.com/santos-juninos/

 

 

 

Picture of Santo Antônio

Santo Antônio

Celebrado dia 13 de junho

plugins premium WordPress