Apesar de São João ser muito popular, muitos católicos ainda confundem São João Batista com São João Evangelista, devido às figuras religiosas sempre apresentarem São João como um menininho com o cordeirinho no colo.
João Batista era primo de Jesus, e é também chamado de João, o Batizador, pois foi ele quem batizou Jesus no Rio Jordão, além de ter feito inúmeros batismos em judeus e gentios arrependidos, por isso Batista, o apelido. Instituiu de certa forma o batismo católico na água. O santo morreu com a cabeça decepada a pedido de Herodes, por uma promessa que fizera a Salomé.
No entanto, São João é venerado como o “santo das colheitas”, talvez porque sua vida tivesse um sentido mais próximo da natureza, pois se alimentava de insetos e mel, além de viver como um eremita. Ele está nos cultos populares, sempre olhando para as plantações, como se cuidasse delas. Sua festa é sempre embelezada de flores e plantas.
Nas celebrações, os fiéis levam cestos de alimentos no ofertório, como agradecimento pelas colheitas terem sido boas durante o ano. É costume do povo levantar um mastro, aqui no Brasil com a figura tradicional do santo com o cordeirinho, ornamentado com espigas de milho, cachos de arroz e flores. Esta festa originária da Europa marca o início das colheitas nas regiões agrícolas.
Fonte: http://paroquiasaude-rc.com/santos-juninos/
Celebrado dia 24 de junho