Sempre vemos a imagem de São Paulo com a espada de sua decapitação, como também um pergaminho, recordando que este Santo foi um grande pregador do Evangelho. Saulo de Tarso, depois Paulo de Tarso, conhecido também como Apóstolo Paulo, ficou na História do Cristianismo como São Paulo.
Foi sem dúvida alguma o maior influente do cristianismo primitivo, tendo suas cartas paulinas colocadas no Novo Testamento. Seu papel foi fundamental para a evangelização dos cristãos. Em suas viagens deixou comunidades em todos os lugares onde passou. Paulo propagou o Cristianismo pelo Império Romano inteiro.
No início foi perseguidor dos primeiros discípulos de Jesus na região de Jerusalém. Durante a célebre viagem entre Jerusalém e Damasco, Saulo teve uma visão de Jesus, que estava sob uma grande luz. Ficou cego temporariamente por três dias, converteu-se e foi batizado por Ananias. Por ser cidadão romano possuía uma situação privilegiada dentro do Império Romano.
Após sua conversão mudou radicalmente sua vida e começou sua obra missionária. Ninguém jamais fez na história do Cristianismo um caminho tão fantástico como Saulo fez, através de três grandes viagens missionárias, inclusive em uma delas chegou a sofrer um naufrágio. Foi parar em Roma junto com Pedro. Não escapou a sina dos apóstolos e também morreu martirizado pela fé cristã.
Fonte: http://paroquiasaude-rc.com/santos-juninos/
Celebrado dia 29 de junho