São Pedro foi escolhido por Jesus Cristo para ser o responsável pela edificação de sua Igreja “Tu és Pedro e sobre ti edificarei a minha Igreja” (Mt 18:16). Pedro era pescador e possuía com alguns outros uma frota de barcos. Assim tem-se o encontro de Jesus com Pedro, quando o Mestre foi fazer uma pregação e pediu um barco para Pedro para que todos os que lá estavam pudessem ver o Senhor. Começou assim o que viria ser o sucessor de Jesus Cristo e o edificador da Igreja católica.
Após a trajetória de Pedro com Jesus até a morte e a ressurreição do Salvador, Pedro após Pentecostes saiu pregando indo até a Antioquia e de lá até Roma. Segundo consta ficou mais de trinta anos em Roma, até sua morte, no seu martírio na cruz de cabeça para baixo.
São Pedro é venerado como o “santo das chuvas”. Sua imagem mostra Pedro com uma chave em sua mão. Os devotos atribuem a Pedro o poder de controlar o tempo, onde pedem chuva, principalmente em regiões de lavoura e pecuária, cuja importância da água é fundamental para a sobrevivência das colheitas e do gado.
Simbolicamente, por ter as chaves do céu, de onde vêm as chuvas, Pedro é invocado para resolver os problemas da seca, das chuvas excessivas, do tempo em geral. Nas regiões campestres a devoção a São Pedro é muito grande.
Os devotos cultivam esta reverência, como se São Pedro pudesse fazer com o tempo o que bem entendesse, mas isso faz parte da devoção do povo pelo santo.
Fonte: http://paroquiasaude-rc.com/santos-juninos/
Celebrado dia 29 de junho