Era o ano de 2020, pandemia da COVID-19, tempo de isolamento social, as famílias todas em casa. Os filhos tendo aulas pelo computador, maridos e esposas em home office. Tendo que dividir as tarefas de casa, porém, as mulheres se sentiam sobrecarregadas. As tarefas domésticas, os filhos as compras do supermercado e a farmácia. Muitas delas ainda dando suporte aos pais idosos em outras casas. Tempos diferentes que exigiam muita cooperação, apoio mútuo e compreensão.
Karen vinha tendo muitos conflitos com o filho adolescente João. Ele sempre solicitava privacidade. A mãe procurava sempre deixar a casa em ordem, se dividindo entre o trabalho de casa e o trabalho de sua empresa em home office. Uma hora do dia passava pelos quartos, pedindo as roupas sujas e sempre João tinha uma atitude reativa e falava para a mãe fechar a porta e não interrompê-lo. Karen, voltava para a cozinha frustrada, cansada, triste e sempre percebia copos sujos, pratos, restos de sanduíche pelo chão e essa falta de colaboração já chegava a um limite que tirava o sono. Karen sempre foi cuidadosa em dar a ele uma educação de respeito, privilegiando valores cristãos, amizade, empatia, colo e olhar afetuoso. Karen pensava em virar um vulcão, gritar, brigar, perder a paciência. Então, chamou João.
– Filho, pode me ouvir?
– Fala, mãe!
Karen mostrou sua vulnerabilidade, seu lado humano e suas limitações.
– Filho, sua mãe quer te pedir uma coisa, você pode pegar sua roupa e pôr na máquina em cinco minutos? É que é o tempo que eu vou bater a roupa da casa. Queria também te dizer que ando cansada, não tenho tido tempo para aquela privacidade, que você tanto gosta. Não tenho tido chance, nem espaço para aproveitá-la. Podemos estabelecer uma regra de ouro? Se coloque sempre no lugar do outro!, “tudo o que ligares na Terra será ligado no céu”’.
– Mãe, tipo assim, foi mal!
– Ok, filho, a esperança é a última palavra!
ID: 2020-09-00003
Temática: Preparatório Nacional 2021 – Esperança
Estilo: PodCast
Título: Parábola da Empatia
Autora: Marcelle Azeredo Santos
Locução: Claudia Ventura
Data: 15 de setembro de 2020, Rio de Janeiro/RJ
Locução: Claudia Ventura